Características das medias empresas brasileiras

As empresas consideradas médias representam uma parcela importante na economia do país. No Brasil médias, pequenas e microempresas representam 90% dos empreendimentos, oferecendo um número expressivo de empregos.

No nosso país, a classificação da empresa (para ser considerada de médio porte) é baseada em dois critérios. Primeiro o número de funcionários que ela registra. Este número tem uma variação de acordo com o segmento da empresa.

Por exemplo:

  • Industria: de 100 a 499 empregados.
  • Empresas comercial: 50 a 99 empregados.

O segundo critério é o faturamento anual bruto da empresa. Se o faturamento for superior a R$3,6 milhões de reais, esta empresa se enquadra no porte médio.

Esta classificação segue modelos internacionais, e tem como finalidade tributar e fiscalizar as empresas de acordo com a sua estrutura.

Para manter-se num mercado tão competitivo, é necessário que a empresa esteja em permanente avanço em todos os campos de conhecimento. Estas informações são oferecidas de diversas fontes e devem ser utilizadas para alcançar os objetivos da empresa. 

É importante também cercar-se de profissionais competentes nas áreas contábeis (que esteja sempre atualizado), tecnológicas, marketing e outras de acordo com a necessidade do seu segmento.

Ressaltamos também que nas medias empresas a responsabilidade Social, corporativa e de sustentabilidade são bem maiores e mais visadas, tanto por influência política e econômica, como pela sociedade de um modo geral.

As empresas medias no Brasil apresentam características próprias tanto na sua formação quanto na organização interna.

 As principais características das médias empresas brasileiras são:

  • Limitação de recursos financeiros;
  • Falta de burocracia interna;
  • Estrutura simplificada;
  • Recursos humanos limitado;
  • Pouca ou nenhuma variação produtiva;
  • Proximidade do cliente;
  • Flexibilidade as mudanças no entorno;
  • Agilidade nas respostas;
  • Produção local.

Os proprietários desempenham múltiplas tarefas (dentro e fora da empresa).

Não se engane, cada característica pode significar desvantagens ou vantagens para o desenvolvimento da empresa. Por exemplo: Flexibilidade, pouca burocracia interna, estrutura simples, flexibilidade, rapidez de resposta, são características certamente desejáveis numa empresa, tendo em vista que todas facilitam uma rápida reação em um quadro de constantes mudanças.

Já as limitações de recursos financeiros e humanos, representam além de um grande obstáculo para o desenvolvimento da empresa, podem também significar sua falência.  

Apesar da grande importância das medias empresas no cenário socioeconômico do Brasil, ainda existem muitas dificuldades para que mantenham suas atividades e sua sobrevivência. Por isso a taxa de mortalidade no primeiro ano ainda é muito grande.

Estas dificuldades se enquadram nas características das médias empresas brasileiras. São elas: 

  1. Falta de recursos:

    A falta de recursos financeiros corresponde a principal causa de morte da empresa. A falta deste recurso limita a empresa de realizar investimentos altamente necessários pare seu desenvolvimento e sobrevivência;

  2. Gerenciamento:

    O gerenciamento esbarra em duas situações: tempo e capacitação. Geralmente o mal gerenciamento esta intrinsecamente ligado a falta de recursos. O dono (sócio/gerente), assume tarefas dentro e fora da empresa, deixando de dedicar seu tempo para a gestão do negócio. Ocorre também que o dono (sócio/gerente) dedica seu tempo, mas não possui capacitação empresarial muitas vezes desconhecendo até as noções básicas;

  3. Alta carga tributária:

    A alta carga tributária também lidera a lista dos motivos de falência das empresas. No Brasil as cargas tributárias são altíssimas o que acaba sobrecarregando o preço final do serviço comprometendo a competividade, que para sobreviver acaba oferecendo produtos com preços mais baixos e de baixa qualidade;

  4. Estrutura:

    No Brasil os problemas de infraestrutura são diferentes dependendo da região que está localizada a empresa. São elas: recursos humanos, comunicação, transporte, apoio empresarial, apoio tecnológico etc. Estas estruturas não devem ser analisadas fora do contexto regional;

Pronto, agora você já conhece as características das médias empresas brasileiras. 

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