Porque o planejamento tributário melhora a rentabilidade da sua empresa

Sabemos que o brasileiro trabalha em média 150 dias apenas para pagamento de tributos, mas existem algumas estratégias legais para reduzir essa carga tributária sobre os empresários.

E como fazer para então reduzir a carga tributária?!

A melhor saída é realizar um planejamento tributário para que seja possível reduzir os impostos pagos indevidamente, e o melhor, tudo legalmente, sem problemas ou dores de cabeça no futuro.

Mas o que é um planejamento tributário?

De uma maneira bem simples e objetiva, planejamento tributário é a maneira legal de conseguir reduzir o pagamento dos tributos.

O planejamento tributário constitui-se de um conjunto de normas legais e gerenciais que resultam na redução de pagamento de tributos, isso quando aplicadas de maneira adequada.

São estratégias de curto e médio prazo que vão muito além de escolher o melhor regime de tributação para as empresas.

E o planejamento tributário consegue melhorar a rentabilidade da minha empresa?

Com certeza!

Primeiro é preciso saber que quando você realiza um planejamento tributário vai escolher e definir parâmetros tributários para a sua empresa com cautela, isso vai te dar condições de se preparar para qualquer situação.

Dentro do planejamento tributário serão estudados todos os tributos cobrados no Brasil e assim será possível reduzir os custos da sua empresa através da redução dos tributos.

Por exemplo: O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incide sobre diversos produtos e as alíquotas podem variar de acordo com o Estado de localização da empresa, de 7 a 25% sobre o valor da mercadoria. O planejamento tributário vai te possibilitar a escolher onde serão realizadas as suas atividades pensando na redução de tributos.

Outro exemplo é o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), aplicado quando o produto sai da fábrica. Esse tributo tem uma alíquota bem variante, podendo chegar a 100% ou mesmo ser isento.

É importante ressaltar que não será possível realizar um planejamento tributário sem conhecer bem a situação da empresa.

Você precisa conhecer bem as atividades desenvolvidas, assim como o sistema operacional da empresa, o capital de giro, capital investido assim como o funcionamento de seus setores financeiro e administrativo.

É de igual importância ter o seu faturamento anual e mensal, pois irão afetar completamente a escolha do regime, que irá afetar o seu planejamento tributário.

Com tudo o que foi dito, fica claro que, com o planejamento tributário é possível reduzir os valores de tributos pagos pelas empresas, ou até mesmo reduzir a zero o pagamento de alguns tributos, em casos específicos.

Desta forma, aumenta-se a rentabilidade das empresas, uma vez que serão deduzidos valores bem menores bem menores do lucro bruto das empresas, aumentando o seu lucro líquido.

Para isso não deixe de buscar ajuda de especialista no tema.

Como já mencionado, é de grande importância contar com a ajuda de especialistas estudiosos do tema quando for optar pelo regime tributário e também fazer o planejamento tributário da sua empresa.

Uma equipe de contadores experientes e qualificados fará toda a diferença nos resultados obtidos. Só eles podem saber, com certeza, qual o ramo de atividade paga menos impostos, se existem alíquotas reduzidas para determinados tributos, quais as leis devem ser aplicadas, prazos legais e uma série de outros detalhes fundamentais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *