O sistema tributário brasileiro é bastante complexo e para atendar a todas as exigências corretamente é necessário se manter atento à todas as atualizações realizadas constantemente, assim como suas interpretações.
Quando se dá a devida atenção à gestão tributária nas empresas podem acontecer autuações indesejadas e inesperadas, o que interfere diretamente no planejamento financeiro da empresa, e é causa da mortalidade de grande parte das pequenas e médias empresa no Brasil.
Agora vamos conhecer os principais tributos que incidem sobre as pequenas e médias empresas, são eles:
- Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL)
- Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
- Programa de Integração Social (PIS)
- Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ)
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
- Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Agora vamos citar os erros tributários mais recorrentes nas pequenas e médias empresas.
Tais erros podem colocar as empresas em dificuldade financeiras e complicação fiscal, e por este motivo é importante manter uma assessoria fiscal para ajudar a manter a sua gestão fiscal organizada e dentro dos parâmetros exigidos.
- Escolha incorreta do regime tributário
O primeiro erro mais comum das empresas é escolher de forma errada o seu regime tributário.
A sua empresa pode estar enquadrada nos regimes: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
A escolha do regime tributário vai depender de alguns fatores como o lucro anual da empresa, a quantidade de perdas, o tipo de atividade exercida, dentre outros fatores que devem ser levados em consideração para que você possa enfim escolher com segurança.
Por exemplo, diversas micro e pequenas empresas podem se enquadrar no Simples Nacional, que traz como regra um limite de faturamento de R$4,8 milhões por ano;
Entretanto, pode ser um pouco mais vantajoso para a empresa optar pelos regimes de Lucro Real ou de Lucro Presumido.
Lembrando que para realizar essa escolha é necessária muita cautela e avaliação dos fatores da empresa, e o ideal é que você contrate um profissional especializado que te auxilie nesse processo.
- Erro na emissão de notas fiscais eletrônicas
O segundo principal erro tributário de pequenas e médias empresas é no preenchimento de informações no momento da emissão de notas fiscais.
Acredito que isso aconteça por desconhecimento e algumas vezes também por não dar tanta importância ao momento da emissão da nota fiscal, realizando essa atividade de forma automatizada.
É importante ter conhecimento dos tributos para o correto preenchimento da nota fiscal, com informações corretas do emissor, além de corretas informações sobre o produto e descrições do mesmo, pois isso também pode gerar problemas para a empresa se descritos de forma incorreta.
- Desorganização em documentos da empresa
A falta de organização de forma geral já traz uma série de problemas e consequências, especialmente no dia a dia de empresas.
Com relação ao fisco, as consequências podem ser muito graves.
Isso porque atender a legislação não significa o mesmo de pagar impostos, são itens diferentes e que merecem a mesma atenção.
É importante que se mantenha um rígido controle de notas fiscais de compra e venda, além de um controle efetivo do estoque da empresa, o que é um ponto crítico para pequenas e médias empresas.
- Esquecimento de prazos
Outro ponto crítico para as pequenas e médias empresas é o esquecimento de prazos para pagamento de tributos, assim como para envio de documentos.
O descumprimento de prazos parece simples mas pode gerar elevadas multas para a organização.
Mas como fazer solucionar problemas tributários nas pequenas e médias empresas?
O melhor caminho para não ser autuado pelo fisco, seja ele federal, estadual ou municipal, é ficar atento à legislação vigente.
Entretanto, são muitas legislações e nuances, e fica muito complicado para o empresário sozinho dar conta de saber todas essas informações e cumpri-las corretamente.
Por este motivo, o indicado é procurar um profissional especializado e de confiança para cuidar de todas essas nuances e evitar esses erros mais comuns dentre as pequenas e médias empresas.
Tal profissional pode te auxiliar a encontrar um software adequado e que caiba no seu bolso, esse software vai automatizar de forma segura os processos fiscais na sua empresa, inclusive integrando o seu estoque à emissão de notas fiscais, o que dificulta a divergência de informações e descrições de produto, evitando a aplicação de multas na organização.