Principais erros tributários das pequenas e médias empresas

O sistema tributário brasileiro é bastante complexo e para atendar a todas as exigências corretamente é necessário se manter atento à todas as atualizações realizadas constantemente, assim como suas interpretações.

Quando se dá a devida atenção à gestão tributária nas empresas podem acontecer autuações indesejadas e inesperadas, o que interfere diretamente no planejamento financeiro da empresa, e é causa da mortalidade de grande parte das pequenas e médias empresa no Brasil.

Agora vamos conhecer os principais tributos que incidem sobre as pequenas e médias empresas, são eles:

  • Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL)
  • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
  • Programa de Integração Social (PIS)
  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ)
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Agora vamos citar os erros tributários mais recorrentes nas pequenas e médias empresas.

Tais erros podem colocar as empresas em dificuldade financeiras e complicação fiscal, e por este motivo é importante manter uma assessoria fiscal para ajudar a manter a sua gestão fiscal organizada e dentro dos parâmetros exigidos.

  1. Escolha incorreta do regime tributário

    O primeiro erro mais comum das empresas é escolher de forma errada o seu regime tributário.

    A sua empresa pode estar enquadrada nos regimes: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

    A escolha do regime tributário vai depender de alguns fatores como o lucro anual da empresa, a quantidade de perdas, o tipo de atividade exercida, dentre outros fatores que devem ser levados em consideração para que você possa enfim escolher com segurança.

    Por exemplo, diversas micro e pequenas empresas podem se enquadrar no Simples Nacional, que traz como regra um limite de faturamento de R$4,8 milhões por ano;

    Entretanto, pode ser um pouco mais vantajoso para a empresa optar pelos regimes de Lucro Real ou de Lucro Presumido.

    Lembrando que para realizar essa escolha é necessária muita cautela e avaliação dos fatores da empresa, e o ideal é que você contrate um profissional especializado que te auxilie nesse processo.

  2. Erro na emissão de notas fiscais eletrônicas

    O segundo principal erro tributário de pequenas e médias empresas é no preenchimento de informações no momento da emissão de notas fiscais.

    Acredito que isso aconteça por desconhecimento e algumas vezes também por não dar tanta importância ao momento da emissão da nota fiscal, realizando essa atividade de forma automatizada.

    É importante ter conhecimento dos tributos para o correto preenchimento da nota fiscal, com informações corretas do emissor, além de corretas informações sobre o produto e descrições do mesmo, pois isso também pode gerar problemas para a empresa se descritos de forma incorreta.

  3. Desorganização em documentos da empresa

    A falta de organização de forma geral já traz uma série de problemas e consequências, especialmente no dia a dia de empresas.

    Com relação ao fisco, as consequências podem ser muito graves.

    Isso porque atender a legislação não significa o mesmo de pagar impostos, são itens diferentes e que merecem a mesma atenção.

    É importante que se mantenha um rígido controle de notas fiscais de compra e venda, além de um controle efetivo do estoque da empresa, o que é um ponto crítico para pequenas e médias empresas.

  4. Esquecimento de prazos

    Outro ponto crítico para as pequenas e médias empresas é o esquecimento de prazos para pagamento de tributos, assim como para envio de documentos.

    O descumprimento de prazos parece simples mas pode gerar elevadas multas para a organização.

Mas como fazer solucionar problemas tributários nas pequenas e médias empresas?

O melhor caminho para não ser autuado pelo fisco, seja ele federal, estadual ou municipal, é ficar atento à legislação vigente.

Entretanto, são muitas legislações e nuances, e fica muito complicado para o empresário sozinho dar conta de saber todas essas informações e cumpri-las corretamente.

Por este motivo, o indicado é procurar um profissional especializado e de confiança para cuidar de todas essas nuances e evitar esses erros mais comuns dentre as pequenas e médias empresas.

Tal profissional pode te auxiliar a encontrar um software adequado e que caiba no seu bolso, esse software vai automatizar de forma segura os processos fiscais na sua empresa, inclusive integrando o seu estoque à emissão de notas fiscais, o que dificulta a divergência de informações e descrições de produto, evitando a aplicação de multas na organização.

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